13-07-2023

4 EXEMPLOS DE FALHAS NA COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS

Bordina Muala

A falha de comunicação é um problema recorrente no dia-a-dia das empresas da actualidade. Isso acontece quando os colaboradores não conseguem criar um fluxo de troca de informações claro e eficiente dentro da empresa. Dessa forma, uma instrução importante deixa de ser repassada por esquecimento ou pelo uso ineficiente das ferramentas internas.
Abaixo seleccionei algumas das principais falhas de comunicação que empresas cometem.

  1. Inexistência de Ferramentas Eficientes de Comunicação
    Muitas empresas olham para a comunicação como um elemento irrelevante e não investem em ferramentas eficientes para manter fluxos de informação e o diálogo entre os colaboradores.
    O resultado é a ausência dos seguintes canais, intranet, jornal mural, comunicados via e-mail, TV corporativa, manual do colaborador, reuniões semanais, espaços para sugestões de ideias etc.
  2. Falta de Feedbacks Positivo ou Negativo
    Às vezes, as falhas na comunicação na empresa verificam-se pela ausência da própria comunicação. O feedback é uma das práticas mais importantes para manter o clima organizacional saudável e a qualidade da produção em alta. Quando há feedback, os colaboradores, sentem que o seu trabalho está a ser acompanhado e avaliado.
    Já o não retorno é sinal de despreocupação com o desempenho dos colaboradores.
  3. Pouco de Conhecimento sobre o Público Interno
    Não conhecer o perfil dos colaboradores significa não saber se comunicar de modo adequado e estratégico com eles. A comunicação é primordial para integrar departamentos e sectores que actuam em esferas distintas, mas que dependem uns dos outros.
  4. Colaboradores Sem Voz nem Participação
    Nessa perspectiva, essa estrutura não permite que os colaboradores participem mais efectivamente dos processos internos de maneira estratégica. Além disso, impedem que eles tenham mais motivação para alcançar melhores resultados.

1 comentário em “4 EXEMPLOS DE FALHAS NA COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS
  1. Realmente algumas instituições ainda usam o método antigo para se comunicar ou seja usam a comunicação horizontal, pois ainda olham para o público interno com público que só serve para a maximização de lucro e não se preocupam com os mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *