4 ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS NAS REDES SOCIAIS DE EMPRESAS OU NEGÓCIO PESSOAL
Edson Rufai
Estar cadastrado em uma rede social é uma coisa fácil, mas gerenciá-la e usá-la de forma eficiente para trazer resultados positivos para seu negócio ou empresa é outra coisa bem distante da nossa imaginação. Por isso, é mais fácil do que se pensa cometer erros na gestão da mesma.
Pensando nisso, identifiquei 4 erros comuns que as empresas e as pessoas com negócio individual cometem na gestão das redes sociais.
1. CADASTRAR-SE EM TODAS REDES SOCIAIS
Muitas empresas e pequenos negócios, quando começam a viagem pelas redes sociais, querem estar presentes em todas.
Na verdade, muitas contas sem conteúdo pode ser pior do que não ter conta nenhuma. A actualização constante é base para a construção de uma relação eficaz com o público para conquistar clientes.
No início de algum negócio, é sempre melhor escolher até duas redes – as que tenham mais a ver com o seu público – e coloque seus esforços para fazer com que elas funcionem plenamente, sozinhas e em conjunto.
2. APAGAR COMENTÁRIOS NEGATIVOS
Saber lidar correctamente com comentários negativos de usuários nas redes sociais deve ser uma prioridade para as empresas e os negócios pessoais que tem a sua marca registada nestas plataformas. As avaliações ou comentários negativos oferecem a oportunidade perfeita para transformar a insatisfação do consumidor em uma experiência positiva e, assim, fortalecer a presença digital da sua marca.
Então, não apague comentários negativos, pelo contrário, procure se redimir com esse cliente insatisfeito e saiba que ao ser educado, coerente e prestativo, demonstrando realmente o desejo de solucionar o erro publicamente, outros consumidores olharão para sua atitude com admiração. É importante que as pessoas vejam que sua empresa ofereceu o suporte adequado à questão negativa.
3. POSTAR FOTOS E INFORMAÇÕES PESSOAIS NAS REDES SOCIAIS DO NEGÓCIO OU EMPRESA
Gerir uma rede social requer alto grau de profissionalismo. Não se deve em momento algum misturar os conteúdos pessoais com as do seu negócio. Use a sua conta pessoal para postar imagens e informações sobre você, e use a rede social do seu negócio ou da sua empresa somente para publicar conteúdos sobre a mesma.
Quando você se distrai e coloca algum conteúdo irrelevante na sua página de negócio, o seu negócio ou empresa perde credibilidade diante dos seus clientes.
4. TENTAR USAR AS REDES SOCIAIS APENAS PARA VENDER
Não adianta publicar apenas os seus produtos e preços. Amplie os horizontes do seu público-alvo com materiais que eles gostam. Poste conteúdos diferenciados, interactivos, que agregam valor para a vida e trabalho de seus seguidores. Humanize sua marca, os consumidores gostam de ver vida, não apenas negócios.
Para corrigir isso, é importante ter em mente que, antes de as pessoas comprarem, elas precisam te conhecer e, em seguida, gostar de você ou do que você vende. Ou seja, antes de fazer posts para fechar a venda, é preciso mostrar o valor de seus produtos e da sua empresa para que, como consequência, as pessoas comprem de você.