22-05-2023

PORQUÊ DEVO USAR AS REDES SOCIAIS COMO ALIADA PARA O MEU NEGÓCIO?

Edson Rufai

Com a acelerada transformação da sociedade da informação, com os avanços tecnológicos cada vez presentes nas actividades cotidianas, nos deparamos com novos desafios para aliar as ferramentas disponíveis às demandas sociais, políticas, económicas e culturais.

No âmbito dos negócios não é diferente. As TIC’s (Tecnologia de Informação e Comunicação) vieram para ficar. Assim sendo, é necessário que as pessoas as vejam, não apenas como lazer, mas também como uma boa oportunidade para realizar negócios e ampliar os seus clientes. É aí onde surgem inúmeras questões:
Mas como começar? Em que se deve apostar? Que ferramentas utilizar? Como e quando usá-las?
Para obter respostas a estas e outras questões, é preciso, antes de mais perceber que cada técnica é aplicável dependendo de aspectos como: tipo de negócio, público-alvo, ambiente de venda, localização geográfica e objectivos dos vendedores e vendedeiras.

A adesão às redes sociais, como o Facebook por exemplo, pode trazer ao negócio vantagens a vários níveis: Baixo custo na criação, manutenção e gestão, facilidade em chegar ao cliente, promoção e divulgação de forma gratuita e acima de tudo, poder controlar o fluxo de informação e critica sobre a qualidade dos seus produtos e serviços (possibilitando a reformação ou correcção do provável problema). Em suma, quem sai a ganhar neste processo todo é o vendedor.

Porquê preciso me formar, se eu sei mexer com as redes sociais?

Já se foi o tempo em que o importante era FAZER. Actualmente, mais do que fazer, é preciso FAZER BEM, e para tal só pessoas esclarecidas na área podem ajudar.
Portanto, não basta estar ONLINE a todo tempo. É importante que tenha uma visão estratégica para fazer negócios nas redes sociais. Essa visão precisa considerar que a informação flui livremente e rapidamente pela REDE, e que isso permite maior visibilidade para os produtos a venda. Se bem-feita a propaganda, pode-se transmitir ao cliente uma confiança e se um confia, acredite, milhares de outros potenciais clientes terão acesso aos seus produtos e serviços.

2 comentários em “PORQUÊ DEVO USAR AS REDES SOCIAIS COMO ALIADA PARA O MEU NEGÓCIO?
  1. Ana Chongo
    Com o advento das novas tecnologias de comunicação e informação, as empresas sentiram-se obrigadas a adoptar o novo modelo tecnológico com vista a alavancar as vendas dos seus serviços ou produtos.

    Os tempos sao outros; as empresas que ainda optam apenas pelo modelo tradicional nos seus negócios, corre o risco de entrar para o esquecimento.
    A internet é uma tecnologia que veio para facilitar tudo para todos desde que, o seu uso seja de forma consciente.
    A transmissão de conteúdos pelas redes sociais tornou-se uma prática comum para muitas empresas que actuavam apenas no tradicional e que queiram sair do anonimato e ganhar visibilidade. As plataformas de streaming de vídeo, como o Facebook Live e o Instagram Live, oferecem uma maneira fácil e rápida para as empresas transmitirem e publicitarem seus serviços e produtos ao vivo, permitindo os conteúdos cheguem mais rapidamente aos usuários e potenciais clientes.
    No contexto moçambicano, as empresas existes näo constituem uma excepção; as redes sociais para a transmissão de telejornal. No entanto, embora a internet traga benefícios, as empresas säo obrigadas aliarem-se aos dois modelos tradicional e digital por conta das estatísticas que ainda mostram que poucos moçambicanos utilzem internet .
    A digitalização trouxe consigo inuneras vantagens para o mundo dos negócios em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *