COMUNICAÇÃO INTERNA: COMO ENCORAJAR OS COLABORADORES EM SUAS ACÇÕES?
Não há dúvida sobre a importância de manter todos os colaboradores sempre informados sobre acontecimentos internos e externos, mercado de actuação, planejamento e ainda alinhados com a cultura da empresa. Para isso, é imprescindível atuar de forma estratégica e produzir conteúdo que realmente faça sentido para o público interno.
Não tem como negar que o principal desafio é sempre que a comunicação chegue e engaje a TODOS os colaboradores. E é exactamente o que mostra a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna 2023 da ABERJE: dos profissionais das 163 empresas ouvidas, 74% apontam como principal desafio engajar as lideranças como comunicadores. E, em seguida no ranking com 55%, relata que o desafio é fazer a comunicação chegar nos públicos operacionais.
Não existe fórmula mágica para conseguir executar a missão, mas existem directrizes que são fundamentais a serem levadas em consideração:
Conheça o seu público
Ter total conhecimento da divisão de actuação do negócio, cargos, operação das unidades, localidades e todas as particularidades que envolvem as pessoas que fazem parte da empresa é fundamental para que aprimore cada vez mais as formas de se comunicar.
Utilize de estratégia
Construa acções que façam sentido para as pessoas e para o negócio e não apenas para seguir um calendário.
Abra espaço para o diálogo
Converse com as pessoas para ter mais clareza dos assuntos de interesse e dúvidas sobre o negócio.
Direccione os temas
Nem sempre todos os assuntos despertam interesse de todo o público. Então direccione, por exemplo, por áreas. A pergunta que sempre deve ser feita é sobre o impacto da informação na rotina do colaborador.
O formato faz toda diferença
Entender qual a preferência do formato que o seu público prefere, pode auxiliar nas estratégias e direccionamento para o canal mais apropriado.
Quanto maior for a transparência da empresa e sua cultura com o olhar voltado para as pessoas, ou seja, quanto mais a empresa entender que seu maior património são as pessoas e actuar para que exista um ambiente favorável para o desenvolvimento, mais chances dos colaborares se sentirem valorizados e, consequentemente, engajados.
Além de todos esses desafios, ainda é preciso lidar com possíveis equipes e verbas enxutas. Nesses casos, ter uma agência parceira é fundamental para conseguir planejar e executar todas as necessidades de comunicação interna da empresa.